O CLÁSSICO DE MEDICINA DO IMPERADOR AMARELO: SUWEN CAPÍTULO 1 (parte 2)

Ling Shu capítulo 3 (parte 1): Uma explicação sobre as minúcias do agulhamento
19 de março de 2019
O CLÁSSICO DE MEDICINA DO IMPERADOR AMARELO: SUWEN CAPÍTULO 1
19 de março de 2019
Mostrar tudo

O CLÁSSICO DE MEDICINA DO IMPERADOR AMARELO: SUWEN CAPÍTULO 1 (parte 2)

A VERDADE UNIVERSAL – parte 2

 

Huang Di perguntou, “Conforme uma pessoa envelhece, esta não consegue mais ter filhos. Isto ocorre pela hereditariedade ou porque a energia de procriação se perde?”

Qi Bo respondeu, “Em geral, a fisiologia reprodutiva de uma mulher se dá de tal forma que aos sete anos de idade a energia do rim está completa, seus dentes permanentes tomam lugar e seus cabelos crescem e se tornam longos. Aos catorze, seu tian kui, ou essência da fertilidade, amadurece e os vasos da concepção e da vitalidade (Ren mai e Chong mai) que são responsáveis pela concepção se abrem, a menstruação se inicia e a concepção é possível. Aos vinte e um, a energia do rim é forte e saudável, os dentes do juízo surgem e o corpo é forte e vigoroso. Aos vinte e oito, os ossos e os tendões estão plenos e os pelos e as características sexuais secundárias estão completos – este é o auge do desenvolvimento feminino. Aos trinta e cinco, os canais que compõem o yangming, estômago e intestino grosso, que governam a maior parte dos músculos faciais começam a decair e os músculos começam a atrofiar, marcas de expressão começam a surgir e os cabelos começam a afinar. Aos quarenta e dois, os três canais yang – taiyang, shaoyang e yangming – estão exaustos e todo o rosto se enruga e os cabelos começam a se tornar brancos. Aos quarenta e nove, os canais da concepção e da vitalidade estão completamente vazios e a energia da fertilidade está esgotada. Assim, o fluxo da menstruação cessa e a mulher se torna incapaz de conceber.

No homem, aos oito anos de idade, a energia do rim se completa, os dentes permanentes surgem e os cabelos se tornam longos. Aos dezesseis, a energia do rim é ampla, tian kui está pronto e o jingamadureceu, assim, a procriação se torna possível. Aos vinte e quatro, oqi do rim é abundante, os tendões e ossos se tornam fortes e os dentes do juízo surgem. Aos trinta e dois, a força do homem chega ao seu auge e as funções do corpo estão em seu maior vigor. Aos quarenta, o qi do rim começa a diminuir, os dentes amolecem e os cabelos começam a cair. Aos quarenta e oito, a energia yang da cabeça começa a diminuir, a face perde a cor, os cabelos se tornam brancos e os dentes começam a deteriorar. Aos cinquenta e seis, a energia do fígado enfraquece, fazendo com que os tendões enrijeçam. Aos sessenta e quatro, a energia da fertilidade seca e o jing está consumido, resultando em exaustão do rim, fadiga e fraqueza. Quando a energia de todos os órgãos está preenchida, o excesso de energia estocada no rim é eliminado em forma de potencial de concepção. Mas quando os órgãos envelhecem e a energia diminuiu, os ossos e tendões se tornam frágeis e rígidos e os movimentos diminuídos. O esvaziamento da energia do rim marca o fim do potencial da concepção.”

Huang Di observou, “Se uma pessoa sábia com mais de cem anos de idade, que sempre seguiu o Tao, quiser procriar, é possível?”

Qi Bo respondeu, “Sim, isto é possível. Se a pessoa souber viver de forma correta, conservando sua energia e seguindo o Tao, isto é possível, e a pessoa poderá procriar aos cem anos de idade.”

Fonte:

Maoshing NI . The yellow emperor´s classic of medicine: the essential text of Chinese health and healing. Shambala. Boston and London, 1995.

Tradução: Bianca Brasil Komesu